terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

RELIGARE



Alguém que queira professar a fé. Alguém que queira profetizar o nome do Criador. Alguém que traga a força da palavra sagrada forjada em dois mil anos de história. Alguém que consiga ver para além dos profetas de ocasião que manifestam o caos como ordem. Alguém que seja profeta carregado da energia do Arquiteto do Universo para além das maquinações dos que detém o poder. Alguém sublime em orações versadas em palavras de ação pela vida das pessoas todas deste planeta vivente. Alguém tradutor do silêncio revelador das questões atemporais. Pensar gera pessoas criticas. Entender e permitir-se aprender fortalece pessoas realizadoras. Ver-se em uma liderança com a força da oração é alcançar o Criador em sua plenitude de bençãos e milagres, e isso, conforta o que eliminaria muito do estresse, consumismo, distúrbios sociais e depressão.

Onde está quem? Ou quem é, pode estar em você que lê aqui e agora? As pessoas se perderam em si mesmas na urgência de verem concretizados seus anseios. O imediatismo afastou as pessoas da religião porque as lideranças das igrejas em todas as suas denominações perderam o poder de profetizar embevecidos pelo medo que sempre combateram em favor do dizimo, este agora economicamente pouco provável.

A tua palavra é lâmpada

que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105

A vacina tão ansiada é obra necessária. E deve ser vista como um caminho que leva à vida. Que os homens entendam que este momento demonstra que nada é maior que o Altíssimo. A ausência de um plano B para esta crise e, as perdas imprudentes de vidas que poderiam ser salvas vão deixando mãos com sangue que não poderão ser lavados se não perante o Criador.

Não é simplesmente religião, é religare. Ato de reaproximar; de voltar às origens.

Não basta fazer coisas boas é preciso fazê-las bem.”

Essas palavras de Santo Agostinho ilustram muito bem o que o momento atual exige.

11 meses já se passaram e ainda faltam UTI´s; 11 meses se passaram e a incompetência a espera de uma próxima onda; 11 meses se passaram e nada de uma bem articulada estratégia para distribuição das vacinas. 11 meses se passaram e medidas que se provaram incertas continuam a ser opção, gerando desemprego, desespero e fome. 11 meses se passaram e a Ciência sem Deus quer se tornar a nova ordem. Mesmo que na hora do desespero frente ao caos da saúde no mundo, ou no desalento de uma experiência que não avança cientistas apelem ao clamor natural no silêncio de suas máscaras: “Deus se apiede de nós”, ou “Oh! Deus dos céus, peço sua ajuda!”.

Todas as categorias merecem atenção especial em suas funções. No entanto, é sabido de antemão qual tarefa é sua responsabilidade. E enfrentá-la é salvar vidas. As salas de aulas são o mesmo que o corredor de um ambulatório médico: gente com urgências e emergências. Não dá pra dar ouro para tantos e quirela para outrem e não haver prejuízos para o todo.

Como a religião perdeu o alcance de sua voz as pessoas se sentem abandonadas e descrentes de suas responsabilidades. O óbvio tomou lugar da crença na vida. O óbito assumiu o destaque e, ele é apenas o fim inevitável. Não dá pra trazer as pessoas à razão da gravidade da situação atual, se as manchetes e reportagens são sobre o fim.

Não dá pra se conseguir os aliados necessários, se as mensagens que se destacam mostram os de sempre desviando dinheiro público e não sendo responsabilizados. Não tem como obter o melhor das pessoas quando políticos se proclamam donos da vida e produzem mortes sem que deles lhes seja tirado o poder nefasto de que fazem uso.

#VamosConversando                                                                                                                  

                                                                                     *por José Amaral Neto, Turismólogo, Jornalista, Presidente do MAIPO-Movimento de Articulação e Integração Propositiva Organizacional.




segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

JA IR para 2022

 



por José Amaral Neto, Turismólogo, pós-graduado em Educação no Ensino Superior, jornalista

 

2021 já nasceu em dezembro. Fim. Não existe muito que fazer a não ser juntar os cacos de 2020. A Câmara dos Deputados perdeu uma grande oportunidade de se apresentar como contraponto à politica nacional; seus membros eleitos pelo povo brasileiro se sentem a vontade em ignorar sua representação a bem de seus interesses pessoais.

O Senado da República está no mesmo balaio. Sem uma liderança, onde seus membros se articulam para se manterem vivos no ambiente que sustenta suas particularidades privadas; o país?!... Ora o país, é só um amontoado de eleitores que se satisfazem de 04 em 04 anos em troca de churrasco, cerveja, pagodeando um breganejo.

A oposição ainda luta entre si buscando uma identidade que fuja do genocídio que é a mutação virótica de decisões sem um líder que coadune ideias que cheguem ao povo que vota. Sim, porque até agora só atingiu o povo do celular em punho e discursos lacradores que não envolvem mais ninguém além deles mesmo e seus iguais.

Com o cenário nacional posto, algumas cidades brasileiras vão seguir o rito das muitas possibilidades que 2022 pode trazer – junto com JJBB. É fato que a continuar como está não há uma disputa que mude esse veredito político. Claro, olhando hoje, amanhã e mês que vem.

Para um exemplo, uma rápida análise utilizando Uberlândia: cidade mineira que não se definiu com clareza em qual papel segue com o Planalto; e de um grupo no poder que precisa se cacifar para pleitear continuidade em 2024. Um atual prefeito no ápice do seu melhor enquanto gestor, mas que não consegue imprimir sua marca para indicar um sucessor.

Tradicionalmente quando da ocorrência desses hiatos políticos, Uberlândia elege alguém ao congresso nacional que assume a prefeitura: assim aconteceu em 1996, 2000, 2004, 2012; e vai se repetir em 2024. Por isso a eleição de 2022 à Câmara Federal vai ser extremamente relevante – Quem estiver em Brasília é naturalmente forte candidato à eleição de Prefeita, ou Prefeito, de Uberlândia.

Não é prematuro falar deste tema, pois estamos a poucos meses das eleições gerais de 2022. Política é estratégia, e articulação, duas vias que exigem tempo e paciência para serem pavimentadas. Essa semana um tema que envolve membros do grupo que dirige o MDB da cidade de Uberlândia, ganhou destaque na imprensa e promete se desdobrar.

Um fogo-amigo emedebista que pode chamuscar a ida para Brasília de liderança do partido; o que pode deixa-lo de fora da briga em 2024 e, quiçá impingir derrota ano que vem, não somente à ele, mas também para o outro grupo do MDB que busca espaço e pode se perder nas brumas uberlandenses e uberlandinas que agita.

A nova Câmara de Vereadores das cidades brasileiras trouxeram muitas novidades individuais que se perderão no universo político com suas pautas importantes, por não possuírem a capilaridade política suficiente e necessária para avançarem em plenário. Isto, em função da ausência de participação nos grupos de comando político e seus interesses corporativos que não alcançam o povo.

A eleição do ano passado traz reflexão mostrando o que eleitoras e eleitores querem: que venha mudança, mas, para que tudo fique do jeito que está. Triste realidade de todas as cidades do Brasil. Para mudar isso é preciso coragem e uma liderança que queira liderar de fato. Alguém que consiga pensar para além da comodidade de cargos ou funções. Que tenha vaidade política sim, mas para além do simples poder. Que é passageiro. E quem não é...

Em Uberlândia a nova ordem edil mostra que dinheiro é importante em política desde que se saiba para quem oferecer. O numerário precisa se ligar ao título eleitoral por paixão ou via de regra em questão. O ato de votar continua sendo uma atitude de responsabilidade pessoal – os resultados mostram que há compromisso. No entanto, toda essa lealdade tem engessado a evolução necessária e urgente para um novo ambiente político, nas cidades, nos estados e no Brasil. #VamosConversando

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Sou MAIPO (II)

 por José Amaral Neto*

Seja sincero: ao escolher um candidato, decidindo sozinho ou contando com a ajuda do marketing eleitoral ou por grana, quais são os pontos que você analisa? Um palpite desavergonhado: seu foco é a simpatia do candidato para com as suas expectativas. É isso?

Depois de algumas eleições como técnico na estruturação de campanhas políticas, qualquer indivíduo começa a perceber o eleitor de maneira mais clara. E algo que fica evidente é que a empatia é a chave para que candidatos consigam confirmar seus votos nas urnas.

Transmitir sinceridade na fala também cria empatia entre eleitor e postulante. No Brasil como em qualquer outro lugar as eleições são emocionais. E os candidatos que conseguem interagir sentimentalmente com os anseios de um eleitor ou de uma comunidade consegue destes um mandato.

Muitos citam a eleição do atual governador de MG como uma peça de campanha política de mestre – Não é para tanto; o destaque vai mais para o momento do que para as estrelas do marketing político – mesmo em uma posição no fim da lista no início do pleito, o postulante passava a impressão, postura exclusiva sua, como se estivesse em primeiro.

E assim o eleitorado que não votaria de jeito nenhum em azul ou vermelho, viu a tangente amarela ser uma opção viável. Some-se a isso a fala certeira dele em rede, com um recado direto para a ainda fervente corrente sem candidato ao governo que se viu sem rumo quando seu líder nacional eleito, se absteve.

Emocional. Esse foi o voto de 2018. E de todas as eleições passadas e presentes.

Em 2020 tivemos um adendo: a razão tornou o emocional ainda mais relevante. O gosto e não gosto, tornou-se pragmático. E é o futuro. 0 eleitor agora teve tempo e oportunidade de sobra para comparar currículos – o acesso a contato direto através das lives nas redes sociais. Ouvindo e vendo quem queria seu voto. E isso definiu o “gostei e não gostei”.

Entender-se preparado, aplicado ao trabalho social e com um currículo, não garante voto. E fazer valer sua convicção politica tão pouco faz o votante transpirar afeição por qualquer candidatura. Com bagagem sem carisma, nem o carregador de malas da rodoviária te enxerga.

Quando se fala em projeto de campanha o eleitor que ler e saber até onde as candidaturas estão comprometidas não só com a cidade, mas com o seu quintal – as palavras moldam o que se quer ver. Não adianta dizer que é pela educação quando nada se oferece pela questão. Não adianta dizer que o legislativo não constroe escolas ou creche; O eleitorado só quer saber onde vai ser. Se vai ter é outra questão. É isso que define o voto.

Uma das ferramentas que vão sendo consolidadas pelo Movimento de Articulação e Integração Participativa Organizacional, o MAIPO, é justapor diretrizes que dialoguem com as pessoas para que saibam definir em quem votar para que haja oxigenação nos processos eleitorais, hoje, ambiente de profissionais.

A representação nunca esteve tão longe de representar algo, alguém, ou uma comunidade. #VamosConversando

*Jornalista, Coordenador Executivo do MAIPO

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Sou MAIPO (I)

 

por José Amaral Neto*


Conforme dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, 869 postulantes candidataram-se à vereança na cidade de Uberlândia, em 2020. No miolo de ocasião, 120 se declararam da cor preta. Passado o escrutínio permanece a questão: o que fizeram esses 120, o que fazem e o que farão, em prol da comunidade preta, a partir de agora?

A pergunta é relevante em face ao resultado, uma vez que a cobrança veio violenta e virulenta. Fazer política é uma arte; e é um trabalho onde a tinta faz toda a diferença. Pois é a cor que dá o tom num tricô, numa paleta para a tela alva, em uma isca pra pescar, num molde de barro ou argila, numa porcelana.

Nenhum partido político foi claro e transparente na aplicação de recursos em recorte a essas candidaturas pretas. A frustração é imensa. Ou houve algum beneficio evidente? As estratégias de campanha foram montadas sem a visibilidade necessária para a diversidade de opções. Se não se vê como escolher para além daqueles que já estão.

Senhor candidato, e senhora candidata, e agora como você vai falar com a comunidade preta? Talvez o momento ainda seja de repulsa ao resultado. É natural vociferar com a força da bílis; no entanto, vale também um olhar mais detido na estratégia que escolheu. Se certa estaria com o mandato. Equívocos ocorrem em qualquer situação ou espaço a ser conquistado.

Igual a qualquer comunidade, a preta, também merece reciprocidade permanente. Suas tradições são maiores que sua cultura. Suas tradições estão baseadas na sua identidade: a de trabalhadores forçados a desempenharem funções com a força da fé que crê em algo de bom no que faz. Na sua característica maior: o amor incondicional na humanidade, mesmo que está lhes tire tudo.

O ideário de pretas, e pretos, vai muito mais longe do que o momento político: a honra é a amizade; e é esta que faz o jogo sair do tabuleiro. Fazer campanha focada em um povo que sabe lidar com aqueles que lhes cortam as asas e insistem que voem, dá a liberdade em perceber o que é joio e o que é trigo.

Que os 120 se utilizem de sua auto declaração, nem sempre honesta, para mostrarem serviço agora. O preconceito vem ganhando força e legitimando o racismo. E isso não é bom para ninguém. As crianças continuam a perder suas infâncias, pois ainda no século XXI, a sociedade insiste em não ver que seus pais e mães, são assassinados não somente na bala, mas muito mais forte em sua dignidade.

Muita pretura na propaganda dos majoritários, mas nenhuma ação política efetiva foi criada – a cidade possui 15 secretarias municipais; muitos estão confortáveis com a possível continuidade em suas funções – entretanto, quantas pretas, e quantos pretos, estão sendo avaliados para compor a diversidade que a cidade merece ver no primeiro escalão? Há nomes.

2020 mais que um ano atípico, ofereceu tempo para reformulação de ideias e mostrou outros caminhos para que haja pavimentação na estrada da desigualdade. Coragem pra mostrar cor sem esperar a dor é o fio do momento. #VamosConversando

             


 *Jornalista, Coordenador Executivo do Movimento de Articulação e Integração Propositivo Organizacional, MAIPO 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

AMBIÊNCIA

Passados os momentos tensos de uma campanha eleitoral atípica em todos os sentidos, os eleitos comemoram num tempo onde os foguetes não são bem-vindos e, os perdedores inundam de áudios e vídeos raivosos, os canais virtuais, um direito claro, mas tão desnecessários.

A cidade perdeu. Elegeu uma câmara que já nasce sem um projeto para o município nas ações dos que se propuseram a estar representantes. Não é uma critica é um fato. A régua já está passada com a reeleição do atual prefeito; competente na sua condução executiva de Uberlândia. Os que chegaram seguirão ou não esse fio.

Contrapor-se não é uma opção segura visto que em 2021, questões urgentes exigirão decisões emergenciais iguais por exemplo a entrega do anexo do hospital municipal e, as intervenções no trânsito da cidade. Decisões que seguem um plano municipal pontual e inteligente.

A ausência de experiência política dos que estão chegando vai a tempo certo, enquadrar ou tornar invisíveis, os edis do momento. E isso não é um agouro analítico, basta olhar mais detidamente o que levaram os eleitos a pleitear este espaço.

Atuar no legislativo como profissional buscando consolidar-se como carreira, é a grande areia movediça da democracia. Essa eleição de 2020 mostrou claramente que pra ser é preciso estar, politicamente, em um projeto mais amplo, com um bom timoneiro na proa; e num barco com uma boa carta náutica.

Foram eleitos os apadrinhados, afilhados, e bons alunos, de mestre que hoje conduzem os debates da política uberlandense. Foram os projetos desses mestres que elegeram os 27 vereadores para a partir de 2021, serem a base de suas expectativas para 2022. Essa análise não é sobre a vida pessoal de quem se elegeu. É apenas uma observação sobre o cenário político e a vida política de quem agora será diplomado para servir a casa do povo. #VamosConversando

por José Amaral Neto, jornalista

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

2019, ano das microempresas e empreendedores individuais. Pode ser?

#AgendaDoAmaral

Apoiar e entender o universo das micro e pequenas empresas já não é uma opção, mas uma necessidade estruturante para o fortalecimento do PIB brasileiro. Seja na garantia de emprego; seja na sua consolidação empresarial. Hoje os microempresários representam um pilar importante na geração de riquezas, e no setor são 53,4% do PIB nacional. Empregam 52% da mão de obra formal, e são responsáveis por 40% da massa salarial brasileira.
Incentivar e criar um ambiente saudável aos empreendimentos de menor porte e para microempreendedores individuais é uma via expressa para o desenvolvimento. Hoje, juntos, são ainda mais decisivos para a economia brasileira. Qualificar é a palavra mestra. Viabilizar crédito e nortear investimentos, instrumentos disponíveis devem ser.
O Sebrae aponta que, 84% das pequenas e microempresas não têm acesso a linhas de financiamento, destinadas principalmente a grandes negócios. O Brasil precisa evoluir no quesito acesso ao crédito para quem está e quer empreender. Hoje o mercado é hostil para micro, pequena, e média empresa e empreendedores individuais.
Em 2019 essa agenda precisa ser prioridade pela empregabilidade, e pela geração de valor aos empreendedores individuais e microempresários que emprestam seu trabalho, criatividade e amor ao país, com a sua micro, pequena e média empresa. #VamosConversando

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

#DaIdeiaAmaral

CodeVita 2018
Estudantes: estão abertas as inscrições 
até o dia 17 de novembro e a etapa final será realizada na Índia

#VamosConversando sobre o CodeVita um programa desenvolvido exclusivamente para aproximar a TCS dos estudantes e dar a eles uma oportunidade de ganhar experiência, mostrar seu talento em programação e aprimorar suas habilidades na prática, local e mundialmente.
Nesta edição, os participantes enfrentarão problemas de programação baseados em experiências da vida real, a fim de ganhar experiência e desafiar suas próprias habilidades frente a outros estudantes de várias partes do mundo. Esta será a 7ª edição do CodeVita, que começou em 2012 na Índia e, desde 2014, tornou-se global.  A TCS espera contar com a participação de cerca de 2 mil alunos da região de Barueri – onde está situado seu escritório de São Paulo - e de 200 estudantes de todo o Brasil.
Poderão participar da competição estudantes universitários da América Latina integrantes de cursos de graduação ou pós-graduação relacionados com as áreas de Engenharia ou Ciências. O torneio acontecerá na primeira semana de dezembro. Depois de colocar em teste suas habilidades de programação, os alunos poderão integrar a equipe selecionada que viajará para a Índia para participar da etapa final que acontecerá em fevereiro. Os três primeiros lugares levarão a quantia de US$ 20.000,00.
Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios,  anuncia a edição 2018 do CodeVita, competição de programação realizada todos os anos, que conta com a participação de mais de 200 mil estudantes do mundo todo. As inscrições vão até o dia 17 de novembro e podem ser realizadas por meio do endereço: www.tcscodevita.com.
“Queremos conhecer e investir nos jovens que se interessam por essa área de conhecimento, uma vez que eles serão os agentes das próximas mudanças digitais que veremos no futuro. São talentos com este perfil que farão toda a diferença na era do Business 4.0 que a TCS vem liderando junto aos seus clientes. Inovação está na essência e no DNA da TCS. Portanto, estamos extremamente ansiosos e atentos aos destaques desta competição”, analisa Tushar Parikh, Country Head do Brasil e Head Latam para as áreas de Banking Financial Services and Insurance da TCS.
A Tata Consultancy Services é uma empresa de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, que nos últimos 50 anos tem se associado a muitas das maiores empresas do mundo para acompanhá-las em suas jornadas de transformação. A TCS oferece um portfólio integrado, voltado para consultoria e com suporte cognitivo, de serviços de TI, Negócios e Tecnologia e Engenharia. A entrega é realizada por meio do seu modelo único de Location-Independent Agile, reconhecido como um padrão de excelência em desenvolvimento de software.

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