#VamosConversando
PENSANDO O BRASIL, MINAS GERAIS, COMO PRIORIDADE O MUNICÍPIO.
O Movimento de Articulação e Integração Popular, o MAIPO, não age para se tornar um partido político; mas trabalha para ser uma referência como movimento político. O Brasil carece de lideranças que sejam claras na luta pelo bem estar das pessoas. Temos muitos homens e mulheres com bonitos discursos. Mas, são somente discursos. As pessoas querem é comida na panela e emprego digno. Uma moradia que não seja entre municípios, mas dentro do contexto de sociedade inclusiva e acessível aos bens públicos de maneira igualitária e assertiva socialmente.
O MAIPO quer ser uma estrada a ser pavimentada por pessoas que saibam gerir ideias com trabalho. Um espaço onde atuar politicamente seja palco para o bem estar das pessoas e a consolidação de luzes á cidadania. Um lugar onde o debate seja por melhores condições de bem viver para muitos, e o pensamento seja de coletividade. O Movimento MAIPO é a Articulação necessária para a urgente Integração social e política, em favor dos interesses do povo para o povo.
O MAIPO é baseado no alicerce de conquistar vitórias sociais com a devida argamassa política bem posta em representantes que não somente se identifiquem com as questões populares e urgentes para a população, mas sim, com aqueles que se tornem servidores dos interesses do povo.
No dia 06 de março de 2005 uma reação contra um ato administrativo da Prefeitura da cidade de Uberlândia em Minas Gerais, fez nascer um movimento que em movimento venceu o establishment. Mostrando que melhor que negligenciar é se informar. O entendimento de José Amaral Neto, idealizador deste Movimento MAIPO, sempre é de negociação. Conversar para esclarecer e unir possibilidades. Com esse propósito conseguiu junto a outros que se uniram ao processo de luta, vivificar a validade do trabalho de referência naquela situação do órgão em questão, mostrando que sua importância perpassava para além das pessoas antes ocupantes de seus cargos, e da força política e alcance social do seu recorte étnico-administrativo para a comunidade negra. O Movimento MAIPO venceu.
Propositivo em sensibilizar a população uberlandense para a importância de se manter esse órgão conseguiu a atenção da administração municipal, que não o devolveu como necessário seria, mas manteve a sua identidade intacta por um período importante à luta da comunidade negra uberlandense na primeira década deste segundo milênio.
Fortalecidos nesta empreitada ganha, o MAIPO dirigiu-se a conseguir formatar um caminho que pudesse produzir oportunidades que permitissem soluções e encaminhamentos às muitas necessidades das agremiações que formam o movimento negro organizado.
Ainda é um trabalho sendo construído. O movimento negro são vários...!
Em 2006 desafiado a estar em um nível diferente nas questões políticos partidárias, ditas impossíveis para alguns, José Amaral Neto, conquistou a presidência do PTdoB Partido Trabalhista do Brasil, o 70, à época estadual e nacional dirigido pelo então vereador da cidade de Belo Horizonte, o hoje deputado federal Luiz Tibé.
Até dezembro de 2013 quando entregou a presidência da executiva municipal, José Amaral Neto, deu vida à uma das mais emblemáticas articulações políticas oriundas de uma partido identificado como nanico, na cidade de Uberlândia, quando em 2010 foi candidato a deputado estadual; e em 2012 lançou chapa de candidatos a vereador na "Coligação Trabalhista" que apoiou o hoje deputado estadual, Luiz Humberto Carneiro.
Em seus 183 anos, nesses 130 anos de abolição, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nunca recebeu um negro, ou negra, deputado estadual. E à Câmara e Senado, a invisibilidade só não sufoco porque história dos poucos que por lá passaram, são o oxigênio dos que ocupam mandatos atuais.
Desde 1988, José Amaral Neto é casado com Ana Paula, com quem tem três filhos, Raphaella, Yasmim (adolescente) e Antonio Vinnicyus. E tem 3 netos, Otávio e Théo, de Raphaella (genro Antonio Carlos Junior); e Raul, de Antonio Vinnicyus (nora Thayna Almeida). É servidor público municipal na Prefeitura de Uberlândia desde 1990.
No próximo post: ... "Em 2007 o MAIPO teve importante papel na apresentação da instalação da TV Brasil, emissora pública do Governo Federal. E neste mesmo ano de 2007, a convite do médico, saudoso José Edmundo Pereira, na realização de Congresso Internacional de Dermatologia em Uberlândia, com foco na pele negra. Destaque mundial. ..." #VemProMAIPO #VamosConversando
Nenhum comentário:
Postar um comentário